sábado, 26 de abril de 2014

Atividades


INTRODUÇÃO À FILSOFIA – CURSO DE TEOLOGIA

Conhecendo melhor o texto:
A FILOSOFIA ANTIGA – Grupo 1
  1. Quais as características da filosofia pré-socrática?
  2. Que participação social tinham os pré-socráticos?
  3. Qual a importância dos pré-socráticos segundo o pensamento de Nietzsche?
  4. Quais pesquisas científicas demonstram que em certo sentido Tales de Mileto tinha razão em relação às suas afirmações?
  5. Qual o princípio necessário de todas as coisas para o pensamento de Anaximandro?
  6. Qual é o elemento da natureza que Anaxágoras afirma ser a origem de tudo?
  7. Por que a escola filosófica de Pitágoras ficou conhecida?
  8. O que ensinava a doutrina religiosa dos pitagóricos?
  9. Quais elementos fundamentais do platonismo já se encontram nos pitagóricos?
  10. Por que o número é o princípio da natureza no pensamento de Pitágoras?
  11. Qual a diferença fundamental entre os pensamentos dos milesianos e dos eleatas?
Grupo 2
  1. Apresente as características fundamentais do pensamento de Xanofontes:
  2. Destaque as características do contraditório no pensamento de Heráclito:
  3. Explique de que forma o poema de Parmênides justifica a expressão: “Só o ser é, o não-ser não é”.
  4. Diferencie opinião e verdade no pensamento de Parmênides:
  5. Como Parmênides caracteriza o ser?
  6. Como Empédocles justifica que os quatro elementos são responsáveis pelo nascimento e perecimento dos seres?
  7. Qual a visão geral que perpassa o pensamento dos sofistas? Quais as ideias de Protágoras e Górgias que mostram esta visão?
  8. O que caracteriza o pensamento de Sócrates em comparação ao pensamento de Platão?
  9. O que significou a morte de Sócrates para a história da filosofia? Por quê?
  10. Em que consiste o método socrático?
  11. O que é mais essencial para a ética socrática?
  12. Estabeleça a diferença entre as ideias de Platão e Aristóteles:
  13. Qual o papel da filosofia para a política no pensamento de Platão?
Grupo 3
  1. Como Platão desenvolve o seu método da dialética?
  2. Explique o dualismo presente no pensamento de Platão:
  3. Como Aristóteles divide os tipos de conhecimentos? O que são estudados em cada um deles?
  4. O que um indivíduo deve fazer para alcançar o bem segundo Aristóteles?
  5. Que relação há entre a boa vida e a felicidade com a sociabilidade e a política na ética de Aristóteles?
  6. O que investiga o pensamento de Aristóteles no livro A Metafísica?
  7. O que faz com que uma afirmação seja verdadeira ou falsa na Lógica aristotélica?
  8. Que tipos de alma possui o ser humano para Aristóteles? Qual o seu conceito de alma?
A FILOSOFIA MEDIEVAL
  1. Segundo Marcos Roberto Nunes Costa há um preconceito em relação à produção cultural e filosófica da sociedade medieval. Descreva esse preconceito, indicando quem as produziu e e porque fizeram isto:
  2. Na visão do autor do texto qual melhor delimitação histórica para se estudar de forma correta a filosofia medieval?
  3. O que justifica o fato de termos uma unidade e uma pluralidade na filosofia medieval?
  4. Cite duas características da filosofia patrística?
Grupo 4
  1. O que discute o confronto inicial entre os pensamentos greco-romano e judaico-cristão?
  2. O que defende Tertuliano em relação à fé e à razão?
  3. Como São Justino compreende a razão?
  4. Qual a posição dos Padres da Igreja diante das heresias no Período Apologético?
  5. O que é necessário para o nível da fé se tornar esclarecida na visão de Clemente de Alexandria?
  6. Que justificativa Orígenes dá para defender uma leitura alegórica das Sagradas Escrituras?
  7. Qual a relação entre o conhecimento e a fé dados por Orígenes e Clemente?
  8. Quais os desafios enfrentados pelos Pais da Igreja na segunda parte da Patrística?
  9. Indique os pensadores dos dois blocos da terceira parte da Patrística e cite o que esses pensadores realizaram?
  10. Por que o outro período da filosofia medieval é denominado Escolástica?
  11. Quais os motivos que levaram o ocidente católico a abandonar a filosofia de Aristóteles?
  12. Quais as consequências do conhecimento da filosofia de Aristóteles pelos Árabes?
  13. Como os “comentários” dos textos aristotélicos influenciaram a Escolástica?
  14. Que diferença fundamental há entre o pensamento da Patrística e da Escolástica?
Grupo 5
  1. Qual o pensamento que ainda predomina nos primeiros escolásticos?
  2. Quais as contribuições de Pedro Abelardo ao pensamento escolástico?
  3. Explique como funciona o Método escolástico Questio:
  4. Qual frase define a principal característica do pensamento de Pedro Abelardo? Explique-a:
  5. Qual a solução dada por Abelardo para o “problema dos universais”?
  6. Como fica a relação entre fé e razão no apogeu da escolástica?
  7. Que contribuição Alberto Magno deu à Escolástica latina?
  8. Qual a distinção dada por Alberto Magno entre a filosofia e a teologia?
  9. Quais as condições, segundo o pensamento de Tomás de Aquino, que justificam a separação entre filosofia e teologia?
  10. Qual é a posição da filosofia nos pensamentos de Alberto Magno e Tomás de Aquino?
  11. Escolha uma das “provas da existência de Deus” e uma “das cinco vias para provar a existência de Deus” definidas por Tomas de Aquino e explique-as com suas palavras:
  12. Como o aristotelismo do pensamento escolástico da Baixa Idade Média concebe o poder, o direito, a justiça e a lei?
Grupo 6
  1. Diferencie o “Estado” da tradição Agostiniana com o de Tomás de Aquino:
  2. O que o autor do texto quer dizer ao afirmar que Tomás de Aquino “volta a ser um medieval”?
  3. Como Egídio Romano explica a existência os pressupostos ontológicos das duas ordens?
  4. Em relação à dupla ordem agostiniano-tomista deriva uma dupla ordem das leis. Como elas estão classificas?
  5. Qual o significado do Estado teocêntrico no contexto do pensamento escolástico?
  6. Qual a definição do tomismo em relação ao poder dos papas? Que contradição há nessas teorias?
  7. Como João de Paris entende o pode régio e o poder papal?
  8. O que representou as contribuições dos pensamentos de Marsílio de Pádua e Guilherme de Ockham enquanto buscavam dar uma síntese filosófica das relações entre fé e razão?
  9. Qual o significado da “navalha de Ockham” para a escolástica medieval?
  10. O que representou o pensamento de Mestre de Eckhart e Nicolau de Cusa na segunda escolástica?


Ob.: A atividade referente ao pensamento moderno será construir cinco perguntas a partir dos textos de cada autor

Apresentações

Disponibilizo apresentações das últimas aulas:
Filosofia Antiga e Medieval
Filosofia Moderna