quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quadro cronológico

Séc VII a.C.
624 a.C. - Nascimento de Tales de Mileto
611 a.C. - Nasce Anaximandro
Séc VI a.C. Séc V a.C. Séc IV a.C.
586 a.C. Nascimento de Anaxímenes
580 a.C. Nascimento de Pitágoras de Samos
570 a.C. Xenófanes de Cólofon
540 a.C. - Nasce Parmênides de Eléia
535 a.C. - Nasce Heráclito de Éfeso
510 a.C. - Nasce zenão de Eléia
490 a.C. - Nascimento de Melisso de Samos
460 a.C. - Nasce Demócrito de Abdera
469 a.C. - Nasce Sócrates
427 a.C. Nascimento de Platão
399 a.C. - Morte de Sócrates
384 a.C. - Nasce Aristóteles em Estagira
347 a.C. - Morte de Platão
332 a.C. Nascimento de Zenon de Cício
323 a.C. - Morte de Diógenes de Sinope
322 a.C.- Morte de Aristóteles
Séc III a.C. Séc II a.C. Séc I a.C.
219 a.C. - Nasce Carnéades em Cirene 106 a.C. - Nascimento de Cícero

20 a.C. - Nasce Fílon de Alexandria

Séc I d.C. Séc II d.C. Séc III d.C.
4 d.C. - Nascimento de Sêneca

121 d.C. Nasce Marco Aurélio
150 d.C. Nasce Clemente de Alexandria

Justino o Martir

185 - 253: Orígenes de Alexandria

204 d.C. - Nascimento de Plotino
Séc IV d.C. Séc V d.C. Séc VI d.C.

330-390: Gregório Nazianzeno

331-379: Basílio de Nissa

335 - 394: Gregório de Nissa

354 d.C. Nascimento de Santo Agostinho

480 d.C. - Nasce Boécio

Dionísio Pseudo-areopagita

560 d.C. - Nasce Isidoro de Sevilha

580 - Nasce Máximo o Confesor

Séc VII d.C. Séc VIII d.C. Séc IX d.C.

662 - Morte de Máximo o Confessor.

674 d.C. - Nascimento de Beda, o Venerável

675 - Nasce João Damasceno

730 d.C. - Nascimento de Alcuíno de York

749 - Morte de João Damasceno

847 d.C. - Nasce Escoto Eriúgena
Séc X d.C. Séc XI d.C. Séc XII d.C.
980 d.C. - Nasce Avicena 1033 d.C. Nasce Santo Ancelmo
1079 d.C. Nasce Abelardo
1126 d.C. - Nasce Averróis
Séc XIII d.C. Séc XIV d.C. Séc XV d.C.
1206 d.C. - Nasce Alberto Magno
1221 d.C. - Nasce Tomás de Aquino
1280 d.C. - Nasce Guilherme de Ockham
1320 d.C. - Nasce joão Wyclif
1369 d.C. - Nasce João Huss
1440 d.C.- Nasce Nicolau de Cusa
1463 d.C. - Nasce Ficino
1469 d.C. - Nasce Maquiavel
1466 d.C. - Nasce Erasmo
1483 d.C. - Nasce Lutero
Séc XVI d.C. Séc XVII d.C. Séc XVIII d.C.
1533 d.C. - Nasce Montaigne
1568 d.C. - Nasce Campanella
1588 d.C. - Nasce Hobbes
1561 d.C. - Nasce Bacon
1596 d.C. - Nasce Descartes
1623 d.C. - Nasce Pascal
1632 d.C. - Nasce Spinoza e Locke
1646 d.C. - Nasce Leibniz
1668 d.C. - Nasce Vico
1686 - Nasce Montesquieu
1694 - Nasce Voltaire
1711 - Nasce Hume
1712 - Nasce Rousseau
1713 - Nasce Diderot
1724 - Nasce Kant
1738 - Nasce Beccaria
1743 - Nasce Jacobi
1762 - Nasce Fichte
Séc XIX d.C. Séc XX d.C. Séc XXI d.C.
1806 - Nasce J.S. Mill
1804 - Nasce Feuerbach
1813 - Nasce Kierkegaard
1820 - Nascem Spencer e K. Marx
1828 - Nasce Piaget
1833 - Nasce Dilthey
1839 - Nasce Pierce
1844 - Nasce Nietzsche
1848 - Nascem Wittgenstein e Windelband
1859 - Nascem Bergson e Husserl
1866 - Nasce Croce
1872 - Nasce Russell
1889 - Nasce Martin Heidegger
1900 - Nascem Gadamer e Gilber Ryle
1902 - Nasce Karl Popper
1903 - Nasce Adorno
1905 - Nascem Sartre e Mounier
1908 - Nasce Merleau-Ponty
1918 - Nascer Althusser
1922 - Nasce Lakatos
1925 - Nasce Gilles Deleuze
1926 - Nasce M. Foucault
1929 - Nasce Jürgen Habermas
1930 - Nasce Jacques Derrida
1931 - Nasce Richard Rorty
2004 - Morre jacques Derrida

Bibliografia:

Marcondes, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a wittgenstein, 6ª ed., Rio de Janeiro, 2001.
Reale, Giovanni, Antiseri, Dario. História da Filosofia: Antigüidade e Idade Média,São Paulo: Ed. Paulus, 1990. [v.1]
Reale, Giovanni, Antiseri, Dario. História da Filosofia: Do humanismo à Kant, São Paulo: Ed. Paulus, 1990. [v.2]
Reale, Giovanni; Antiseri, Dario. História da Filosofia: Do Romantismo aos nossos dias. São Paulo: Ed. Paulus, 1991. [v.3]

História da Filosofia

A História da Filosofia refere-se ao processo histórico dos filósofos. Fazemos aqui referência à filosofia Ocidental, portanto, desde os pensadores gregos que estão na origem desta filosofia.

Aristóteles remete-nos à Tales de Mileto como o pensador que iniciou a filosofia. É claro que a História da Filosofia já com uma feição absolutamente clara aparece nos textos de Platão. Antes disso, não havia muita discussão em torno do significado da palavra filosofia, ao que provavelmente Pitágoras respondeu que ela seria "amor à sabedoria". Uma referência interessante aparece nos textos de Diógenes. Ele cita alguns textos diretamente e outros de forma indireta, elaborando uma verdadeira História da Filosofia.

Tabela da História da Filosofia
Filosofia Antiga:
Inclui a filosofia grega
entre os séculos VII a.C até o séc IV d.C.,
no início da Filosofia cristã.
Filosofia Medieval:
Época que compreende o final do
séc. IV ao séc. XIV
Filosofia Renascentista:
Final do séc. XV
ao séc. XVI.
Filosofia Moderna:
Final do séc. XVI
ao séc. XVIII.
Filosofia Contemporânea: Início do séc. XIX
aos dias atuais.

  1. Filosofia Antiga

    1. Pré-socráticos
      1. Filosofia da Natureza
    2. Sofistas
    3. Três Grande pensadores
      1. Sócrates
      2. Platão
      3. Aristóteles
    4. Época Helenística

  2. Filosofia Cristã

    1. Patrística Grega
    2. Patrística Latina

  3. Filosofia Medieval

    1. Escolástica
    2. Tomismo

  4. Filosofia da Renascença

    1. Humanismo
    2. Política

  5. Filosofia Moderna

    1. Empirismo
    2. Racionalismo
    3. Idealismo
    4. Iluminismo
    5. Positivismo

  1. Filosofia Contemporânea

    1. Marxismo
    2. Fenomenologia
    3. Existencialismo
    4. Filosofia da Existência
    5. Hermenêutica
Lembremos que isto é somente um esquema de pensamentos escolhidos a partir da filosofia Ocidental.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fenomenologia

Filosofia iniciada por Edmund Husserl, no início do século XX. Muitos pensadores reconhecem ser adeptos da fenomenologia. Entre eles Scheler, Hartmann, Marcel, Levinas, Ricouer, Zubiri, Gadamer e Heidegger. Sartre chegou a afirmar que a fenomenologia de Husserl nos deu tudo. Seu pensamento foi considerado fecundo e fundamental. Seu esforço foi de tentar explicar uma intuição genial. Certamente ele a teve quando percebeu que não há como compreender o homem sem o mundo e o mundo sem o homem. Seu trabalho não concluiu esta tarefa, mas na verdade apontou para ela.

Há diferentes formas de interpretar a fenomenologia. Uma delas pretende ser método de elaboração de uma filosofia como ciência das essências (ciência eidética). Assim, Husserl se interessa objetivamente pela relação homem-mundo. Sua intenção é tentar alcançar uma ciência a priori que supere concepções psicologistas e logicistas. Para isto ele inicia com a noção de intencionalidade da consciência, onde a consciência é sempre em relação a algo. Seu objetivo seria chegar às coisas mesmas, ver intelectualmente, chegando a alcançar o eidos (essência) das coisas. Tal método chamou-se redução eidética. Isto define este retorno às coisas mesmas para descrever variações e alcançar sua essência. Tal compreensão é fruto da experiência humana.

Bibliografia

Sánchez, Jesús Antonio Serrano. (Org.) Filosofía actual: en perspectiva latinoamericana, San Pablo: Bogotá, 2007.

Lógica

Apesar da palavra lógica ter surgido somente na Idade Média com o significado que temos hoje, Aristóteles fazia referência a ela, chamando-a de Analítica.

Com o tempo o estudo da lógica tomou importância fundamental para o entendimento das questões linguísticas e matemáticas. No ramo da elaboração filosófica é possível que Zenão de Eleia, ao criar argumentos aparentemente confusos tentando superar o argumento dos outros reduzindo-os ao absurdo, tenha criado aí a lógica.

Parmênides e Heráclito, que representam duas das primeiras grandes manifestações do pensamento filosófico, procuram desvendar a realidade de forma diversa. Parmênides afirmava que o ser era imóvel e a realidade, portanto, só poderia ser da mesma forma. Heráclito dizia que a realidade é constituída de movimento, e o ser só tem sentido enquanto se movimenta (o devir). Platão faz referência a eles em sua lógica dialética.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filosofia antiga - os Pré-socráticos

Estes pensadores deram origem à filosofia. Preocuparam-se, através do espanto e da admiração, em desenvolver crítica e tornar possível o conhecimento. A filosofia neste começo não pode ser considerada menos evoluída, isto porque os filósofos formularam questionamentos, que ainda hoje orientam a filosofia. O ser é seu tema central. Perguntavam-se sobre o mundo das coisas em si mesmas e estavam preocupados com o movimento da realidade.

A manifestação deste tipo de pensar diverge do senso comum, o que não o torna superior ou substituto deste. É possuidor de um diferencial, a estruturação racional do pensamento.

Esquema destes primeiros pensadores, que foram chamados de Pré-socráticos (séc. VI a.C.):

  • Tales – Concebia como princípio originário das coisas a Água.
  • Anaximandro – O princípio é o Apeíron (Ilimitado).
  • Anaxímenes – O princípio e o Ar.
  • Heráclito – princípio mais complexo tendo como temas principais o fogo, o Ser e o Movimento.
Para aprofunda mais ...

Proposta do blog

Nossa proposta para um blog falando sobre filosofia é apresentar alguns tópicos. A partir deles ir construindo outras ideias sobre o assunto.
Como a filosofia tem que estar sempre em construção, os tópicos apresentados deverão suscitar ideias para reelaborações e ajudar na compreensão de textos filosóficos.
Nossos textos serão reelaborados constantemente. Podemos partir de um autor/autora, de um tema ou época.

domingo, 3 de abril de 2011

Cosmologia

Observemos alguns conceitos, os quais retiramos do Dicionário de Filosofia de N. Abagnano:
  1. “Ciência do mundo e do universo em geral enquanto é um ente composto e modificável.” (Wolff, C. Generalis, 1731);
  2. “A idéia cosmológica é a idéia do mundo como totalidade absoluta das coisas existentes”. (Kant, Crítica da Razão Pura,);
  3. “Fases da Cosmologia: 1. A fase da passagem do mito para a especulação, 2. A fase clássica da cosmologia geocêntrica e finitista; 3. Moderna, heliocêntrica; 4. A fase contemporânea caracterizada por várias alternativas de interpretação." (Abagnano)
A Cosmologia enquanto "afastamento dos mitos e tentativa de encontrar uma explicação racional do mundo natural" (Abagnano) apresentam as seguintes escolas:

1. Os pré-socráticos: ensaiaram as primeiras teorias explicativas do mundo natural;
  • Os milésios: explicavam o universo em sentido prático-místico.
  • Os Pitagóricos: entenderam o mundo como um cosmos (o mundo ordenado) objetivo, exprimível matematicamente. Com Filolau (séc. V a.C.) rejeitou-se a teoria teocêntrica, tendo pela primeira vez uma concepção heliocêntrica da terra, defendidas posteriormente por Heráclides Pôntico e Aristarco de Samos (Séc III).

2. Fase da astronomia clássica e da filosofia da Natureza:
  • Platão: entendia o cosmo como reflexo do mundo das ideias;
  • Aristóteles: fundamentou suas explicações do universo nos pré-socráticos avançando para um entendimento empírico do mundo.
3. Fase crítica à concepção clássica: Final da Idade Média.
  • Ockham: Concebia a infinitude do mundo e a possibilidade da existência de outros mundos;
  • Giordano Bruno: Conexão entre infinitude do mundo e a astronomia heliocêntrica;
  • Newton: Concepção de um mundo matemático;
4. Fase do mundo finito, mas não limitado: Metade do século XX.
  • Uso dos grande telescópios;
  • Einstein: O espaço do universo é elíptico;
  • Hubble: As nebulosas extra-galácticas distribuídas pelo espaço de modo uniforme e homogêneo;
  • Eddington e Lamaitre: Modelo dinâmico do universo. O universo está em expansão;

Referências:
Abagnano, Nicola. Dicionário de filosofia, tradução coordenada e revista por Alfredo Bosi, São Paulo: Mestre Jow, 1985.