INICIAÇÃO À FILOSOFIA
O
que é Filosofia?
Uma das perguntas mais ousadas do pensamento humano é tentar
entender o significado de FILOSOFIA. Alguns a entendem como a “rainha
das ciências”, sendo acima a ciência mais universal em relação
às outras ciências como a biologia e a física. Uns afirmam ser a
informação sobre a composição do universo, para outros é o
inverso disto: uma atividade racional com base nos argumentos e na
crítica das evidências.
Num antigo conceito a FILOSOFIA é a Amante da sabedoria. Seu papel
inicial era moral, virtuoso e ético. Grande parte das definições
são divergentes e incoerentes: A filosofia analítica, por exemplo,
tem a função de estudar os conceitos, definir os termos
filosóficos, e científicos e esclarecer a linguagem das ideias.
Frases
dos filósofos
“A
Filosofia começa com a admiração” (Platão).
“FILOSOFIA
é a batalha entre o encanto de nossa inteligência mediante a
linguagem” (LUDWIG Wittgenstein).
“O
problema crucial é o seguinte: a Filosofia aspira à verdade total,
que o mundo não quer” (KARL Jaspers).
“A
música exprime a mais alta Filosofia numa linguagem que a razão não
compreende” (SCHOPENHAUER).
Atividades
- Identifique o significado das figuras/desenhos/fotos da apresentação;
- Quais as principais características da filosofia apresentadas?
- Qual conceito melhor representa o significado da filosofia segundo a sua compreensão?
INICIAÇÃO
À FILOSOFIA (2)
Os problemas filosóficos parecem importantes para as preocupações
humanas e possuem ramificações complexas e são possíveis de
constante reexame, à luz do conhecimento científico, das
experiências éticas e religiosas. Soluções melhores são buscadas
por métodos refinados e rigorosos.
- Formas de Conhecimento: mito, ciência, religião e senso comum
O conhecimento se constitui de uma diversidade de formas. O mito é
uma delas e existe um tipo de racionalidade que em outras formas não
há e sua necessidade parte de um questionamento sobre o mundo, os
sentimentos humanos e as realizações humanas. A religião é outra
forma de conhecer a realidade, pois as estruturas que a formam
explicam o universo e os sentimentos humanos através de
instituições, regras, moralidades e ações que procuram
justificá-la. A filosofia representa a maneira de se aproximar da
realidade através da razão e seus argumentos são formulados a
partir dela. A Ciência representa a forma de conhecimento bem
específico, isto é, conhece apenas uma realidade particular. São
elaborados conceitos, juízos e raciocínios para o alcance da
demonstração por meio das experiências e do raciocínio lógico,
busca-se meios para a sua verificação. A biologia só conhece as
questões da vida, a matemática os números, a química os elementos
da natureza, a física o movimento, etc.
Quanto às formas de conhecimento pode-se afirmar que todos possuem
seu valor. O conhecimento mitológico serviu no passado, e ainda
serve, para proporcionar a identidade de um grupo social, pois seus
pensamentos são voltados para um conjunto de regras sociais
elaboradas com base nos mitos e são importantes na justificação
dessa identidade. Em relação ao conhecimento religioso (ou
teológico), possui uma racionalização acerca das explicações do
mundo, portanto suas elaborações são constituídas de dogmas,
ritos e símbolos que alcançam a vida humana, no sentido de tornar
as dificuldades da vida mais aceitáveis e ajuda nas condições
psicológicas dos grupos sociais que deles participam. O conhecimento
filosófico reflete sobre o sentido da totalidade das coisas e faz um
reexame dos conhecimentos adquiridos e os questiona. O conhecimento
científico representa a elaboração e a sistematização de ideias
no mundo prático, sendo que a técnica pode formalizar esse
conhecimento através das construções elaboradas pelos seres
humanos.
O senso comum, outra forma de conhecimento baseada na experiência do
dia a dia, funciona como um meio de sobrevivência para todos os
seres humanos. Nesta forma de conhecimento o tipo de racionalidade
não se preocupa com métodos para a sua formulação, não que tudo
nela seja errôneo, mas há despreocupação com relação a isto.
- O conhecimento filosófico
A compreensão da busca do conhecimento passa pelo entendimento de
suas formas e elaborações. O conhecimento filosófico, de alcance
criativo, crítico e sistemático, procura formular novas perguntas
sobre a realidade da natureza e a humana.
No entender de Vera Portucarrero (1994):
A dinâmica e as possíveis interações das ciências,
da filosofia em geral, da epistemologia em particular e da história
das ciências consistem num dos mais importantes temas do debate
intelectual contemporâneo. A imagem e um tetraedro proposta
recentemente pelo filósofo francês Michel Paty é uma das
possibilidades de expressá-las, acentuando que cada uma daquelas
áreas de conhecimento, representada pelos vértices do tetraedro, se
relaciona e se enriquece no contato com as outras, mas sempre de
maneira peculiar e assimétrica. O tetraedro, eclético, preserva os
espaços de cada disciplina e ressalta a riqueza de sua combinatório.
Daí se compreende que as formas de conhecimento não estão
separadas, mas em constante interação. Esses conhecimentos aos
poucos passam a se relacionar e não necessariamente por oposição.
Há neste sentido uma espécie de interdependência das diversas
formas de conhecimento.
Há no entender da autora uma sinergia na diversidade que ajuda no
entendimento de fenômenos complexos e que tais abordagens
proporcionam um deslocamento na filosofia e nas ciências. Thomas
Kuhn rompeu com a visão de uma ciência como autônoma de produção
de verdades e surgem novas abordagens como a análise das
controvérsias. (PORTUCARRERO, 1994).
O alcance do conhecimento filosófico proporciona este tipo de
ampliação. O conhecimento se amplia, se abre, para e serem
formulados em outros termos, dando outro sentido ao já compreendido.
O objetivo destas novas formas de entender o conhecimento científico
é questionar as abordagens reducionistas, também conhecidos como
cientificismos (PORTUCARRERO, 1994).
Pela razão, a filosofia proporciona a análise de ideias, formulação
de conceitos, pelo processo dedutivo e da coerência lógica.
Procura, portanto, questionar os problemas humanos, responder às
indagações do espírito humano, buscando leis universais e
totalizadoras.
Atividades
- Qual a diferença entre a “experiência” e a “experiência cotidiana”?
- Diferencie a verdade científica e a verdade filosófica:
- Quais as características do conhecimento filosófico que a diferencia das outras formas de conhecimento?
REFERÊNCIAS:
PORTUCARRERO,
Vera (Org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I:
Abordagens contemporâneas, [livro eletrônico], Rio de Janeiro:
FIOCRUZ, 1994.
SANTOS,
Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna.
Rio de Janeiro: Graal, 2002.
SEVERINO,
Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico, 22ª
ed., Rio de Janeiro: Cortez, 2002.
PRESTES,
Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do
conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à
academia. São Paulo: Rêspel, 2007.
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