terça-feira, 12 de abril de 2011

Marxismo

É o conjunto de ideias sociais, políticas e econômicas estabelecidas pelo pensamento de Karl Marx e Friedrich Engel. Em continuidade foram desenvolvidas por outros autores como Lukács, Gramsci.

A vida social foi minuciosamente analisada por Marx: temas como luta de classes (entre burguesia e proletariado) e mais valia (valor a mais que um produto tem e que o capitalista acumula para si).

Marx iniciou com a análise dialética, fruto do pensamento de Hegel. No entanto, criticou Hegel, sugerindo que a filosofia não tivesse somente o papel de interpretar a realidade, mas também de transformá-la. Ele criticou o socialismo utópico dos franceses e a teoria econômica dos ingleses. Valorizou o aspecto histórico ao afirmar que o ser humano se faz a partir do seu trabalho.

Ao identificar que é um ser produtivo, o ser humano passa a ter consciência de si e do mundo. "A história é o processo de criação do homem pelo trabalho humano". Temos então uma nova visão do ser humano, ele não é mais fruto do acaso ou destino e sim produto de si mesmo.

No materialismo dialético marxista a vida e a consciência são frutos da matéria em evolução. No materialismo histórico os fenômenos históricos e sociais são fruto do modo de produção. Nada é ou pode ser se não for identificação com a matéria. Tudo nela se inicia e à ela retorna.

A crítica marxista tem proporcionado diversas interpretações a diversos campos: na literatura, na filosofia e especialmente no que se refere às ciências sociais - história, sociologia, política, economia, etc.

Fundado nesta maneira de pensar podemos entender aspectos da vida social como a pobreza, golpes de estado, ditadura militar, desemprego e miséria.

Bibliografia:
* http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.htm
* http://www.istendency.net/pdf/howorks.pdf
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo
* http://www.vestibular1.com.br/revisao/marxismo.doc

Sem comentários:

Enviar um comentário